AIRBRUSH - A EVOLUÇÃO DA MAQUIAGEM

Onde surgiu?

 

O inventor do aerógrafo foi Abner Peeler, que em 1879 imaginou ser possível pintar usando um jato de ar passando por um aparelho que aumenta ou diminui o fluxo de tinta sendo jogado na superfície a ser pintada.

O primeiro aparecimento da técnica Airbrush na maquiagem se deu no cinema em 1958, nos estúdios MGM na filmagem do clássico “Bem-Hur”. Os maquiadores sentiram necessidade de aplicarem falsos bronzeadores nos figurantes e a grande aposta foi o Airbrush, criado para aplicações delicadas de pintura. Foi um sucesso!

 

Como é a aplicação?

 

No exterior essa técnica já é empregada na maquiagem há mais de 20 anos. No Brasil surgiu com a vinda das TVs digitais, que tem leitura em pixels (pontos). O aparelho é uma pistola acoplada num compressor que pulveriza os pigmentos, dando à pele um preenchimento dos poros, escondendo manchas, cicatrizes, tatuagens, varizes etc. O objetivo é criar uma maquiagem sem falhas, leve, através das nanopartículas de maquiagem. Você não deve sentir a maquiagem na pele. É uma mudança no conceito de beleza na maquiagem social, ela não deve ser vista. O Airbrush se funde na pele tornando uma película praticamente invisível, que é captada pelas lentes de câmeras digitais e de alta definição simulando os pixels e dando aspecto natural.

 

Qual a indicação?

 

A maquiagem em Airbrush pode ser utilizada para qualquer ocasião, qualquer tipo de pele, qualquer idade, mas tendo em vista sua durabilidade, precisão e naturalidade ela é amplamente empregada em filmes, televisão e fotografia. E tem sido crescente a procura para noivas, que procuram uma maquiagem duradoura, à prova de lágrimas e que tenha uma aparência natural nas lentes das fotos e filmagens de ultra definição.

 

Quais as vantagens?

 

São inúmeras:

 

- Duração superior à 16h

- 100% à prova de água e suor

- Maquiagem sem falhas, natural e com acabamento uniforme

- Higiene. Os produtos de maquiagem não entram em contato direto na pele e nem os pincéis

- Alto poder de camuflagem de manchas, cicatrizes, sardas e até mesmo tatuagem, de maneira natural

- Pode ser feita a maquiagem toda pelo Airbrush, ou apenas pele, blush e iluminador. Ainda podemos “selar” uma maquiagem tradicional com o Airbrush para conferir acabamento e maior duração

 

Os produtos utilizados no Airbrush são os mesmos de uma maquiagem normal?

 

Não. Os produtos utilizados são para utilização no aerógrafo, altamente pigmentados e tem a textura muito líquida, fina. São produtos para esta finalidade e uso profissional. São importados e não são facilmente encontrados aqui no Brasil. Os melhores produtos utilizados para esta maquiagem são das marcas: Temptu, Kryolan e MAC (linha profissional).

 

É mais caro que uma maquiagem tradicional?

 

Sim. Existe diferença de valor pelo método diferenciado, produtos específicos, técnica empregada, especialização na área.

Espero ter tirado todas as dúvidas e esclarecido o que é a maquiagem Airbrush. Ela ainda é pouco conhecida aqui e não são todos os profissionais que trabalham com essa técnica.